Muitos são as matérias sobre os melhores aplicativos para viagens.

Confesso que não uso a grande maioria, mas uso muitooo alguns que nunca vi serem mencionados.

Alguns desses foram tão úteis nas minhas viagens, que resolvi escrever este post e compartilhar o meu ponto de vista sobre esses facilitadores digitais.

Malas prontas?! Está de partida?! Antes da viagem aproveite seu Wi-Fi para baixar alguns destes, que estão disponíveis gratuitamente para IOS e Android:

 

  1. Here Maps

heremaps

Um dos grandes problemas durante uma viagem internacional é o sinal de celular. Infelizmente dependemos dele para navegar em alguns aplicativos de mapas.

Não é o caso do Here Maps, o que o torna o meu mapa “Queridinho” nas viagens!

Enquanto estiver conectado em um sinal de Wi-Fi, aproveite para configurar o aplicativo permitindo “Usar Off-Line” e também para baixar o Mapa do País ou da região que pretende viajar.

Este procedimento irá gastar um pouco da memória do celular, mas não irá consumir nenhum pacote de dados após ter baixado tudo.

Outro ponto positivo: você pode definir como “casa” o endereço de sua hospedagem e a partir daí definir os pontos turísticos e atrações que quer visitar e o mapa te guia exatamente até lá!!! Caso você se perca no trajeto de volta, basta clicar na casinha e ele te leva embora.  Uma mão na roda pra quem é perdido igual  a mim (rsrs)

 

      2. GoEuro

goeuroapp

Este foi sem dúvida o aplicativo que eu mais usei para planejar a minha viagem para a Europa!

Um buscador de passagens e tarifas que compara os preços e o tempo de trânsito entre várias opções: Aéreo / Trem / ônibus

Este app te ajuda a identificar qual a forma mais barata ou a forma mais rápida de viajar de um ponto a outro, o que pode te trazer grandes economias.

Meu roteiro para a Europa foi baseado em custos, então fiz infinitas simulações de como ir de um lugar para outro e quanto custaria. Baseado nestas informações, criei a minha rota de viagem.

 

      3. SkyScanner

skyscanner

Se a sua busca for exclusivamente para opções aéreas e com uma abrangência global (e não apenas na Europa), meu grande companheiro buscador de passagens e  cias aéreas é o SkyScanner.

Aqui você encontra todas as rotas, serviços, cias aéreas e compara os valores, podendo visualizar a partir das passagens mais baratas.

Você também pode efetuar as reservas e as compras diretamente pelo app.

 

     4. Trip Advisor

tripadvisor

Neste aplicativo você encontra diversas dicas e opções de roteiros, hotéis, restaurantes e passeios, além de avaliações de pessoas que já estiveram nestes locais.

Você consegue visualizar os locais pela sua proximidade, então é uma mão na roda para encontrar um restaurante com boas recomendações nas redondezas quando a fome apertar.

Ainda é possível fazer suas próprias avaliações sobre os locais!

 

     5. Booking.com

booking

O Booking.com é meu local favorito para a reserva das minhas hospedagens.

Neste aplicativo (assim como no site) você consegue filtrar sua busca por tipo de hospedagem (hostel / pousada / hotel), faixa de preço (do menor para o maior valor, por exemplo) ou até mesmo pelas qualificações (este é um dos filtros que mais uso! dou preferência por Hostels com boas recomendações)

A vantagem de reservar por aqui é que você pode cancelar a reserva com antecedência sem cobrança de taxas.

Outro ponto bem bacana é que todas as suas reservas ficam armazenadas na sua conta, então não precisa imprimir os dados da sua hospedagem, já que facilmente você localiza onde vai dormir de acordo com datas ou cidades.

 

Outros aplicativos bem úteis na hora de botar o pé na estrada…

Check- List: Esse aqui é bem útil para a preparação da viagem. Tem vários apps disponíveis e dá para escolher o que mais te agrada. Super útil para criar um Check-List com tudo o que precisa levar na viagem, assim não há risco de esquecer algo na hora de fazer as malas.

Conversor de Moedas: Sempre útil saber quanto custa na sua moeda aquilo que deseja comprar na moeda local do país que está, não é mesmo???  Para isto temos várias opções, mas o que mais uso é o OANDA.

Compartilhar Arquivos na Nuvem: Já pensou você perder seu celular no meio da viagem e perder todas aquelas fotos incríveis?!?! Para que isto não ocorra, sempre ao chegar no Hostel e conectar no wi-fi, jogue as fotos do dia para uma nuvem. Existem vários Apps disponíveis, como DropBox ou do Google.

Tradutor: Aqui também temos muitas opções e vale utilizar aquele que você mais curtir. Um tradutor é essencial para quando você for se comunicar com alguém ou até mesmo para decifrar aquele nome estranho do cardápio. Como a rede móvel pode oscilar durante uma viagem, opte por algum que dê para utilizar off-line.

Boa viagem !!!!!